Menu
  • Empregabilidade

Com a premissa de que é possível desenvolver pessoas com síndrome de Down rumo a inclusão socioeconômica, a ADID criou um programa de Empregabilidade que oferece atendimento especializado para estes jovens e adultos, apoio às famílias e assessoria técnica para as Organizações contratarem e desenvolverem colaboradores com deficiência intelectual, especialmente aqueles com síndrome de Down.

Com um olhar cuidadoso para cada pessoa, cria estratégias personalizadas, de acordo com a necessidade da empresa e do colaborador com síndrome de Down incluído, assessorando a área de Recursos Humanos, os Gestores e as equipes envolvidas no programa de diversidade e inclusão da Organização, desde o estudo de perfil da vaga até o treinamento do novo colaborador em seu posto de trabalho.

EMPREGO APOIADO

Utilizando a metodologia do Emprego Apoiado como referência, a ADID não só prepara e encaminha jovens com síndrome de Down para o mercado de trabalho, mas os acompanha sistematicamente, visando o desenvolvimento das competências individuais através de treinamentos específicos para o seu engajamento e consequentemente sua retenção na Organização, com produtividade e participação nas metas e resultados.

ASSESSORIA TÉCNICA ÀS ORGANIZAÇÕES

A ADID oferece assessoria técnica especializada para gestores e equipes diretas, com o objetivo de facilitar o convívio com a diversidade, levando orientação e esclarecimentos acerca da deficiência intelectual e do potencial dos colaboradores com síndrome de Down.

Serviços oferecidos às Organizações

· Mapeamento de postos de trabalho

· Descrição e definição de tarefas

· Sensibilização de gestores

· Orientação às equipes diretas

· Indicação e orientação de tutoria

· Acompanhamento em entrevistas de trabalho

· Treinamento sistemático do colaborador

· Adaptação de Instrumentos de Avaliação de Performance e Metas

· Acompanhamento em eventos

· Treinamentos específicos

ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

Contratação de colaboradores com síndrome de Down com o apoio da ADID.

Serviços oferecidos à pessoa com síndrome de Down

Conheça: Educação Profissional

VIVÊNCIA EDUCACIONAL DE TRABALHO

Pensando em garantir a efetividade do encaminhamento no momento da contratação, a ADID proporcionou aos jovens que concluíram o curso de educação especializada para o trabalho, uma vivência educacional de trabalho, com o objetivo de oferecer a eles a oportunidade de vivenciar na prática, as primeiras experiências no ambiente corporativo, na área escolhida por eles, com o acompanhamento e treinamento do orientador de trabalho. Nessas empresas, os gestores e demais elementos da equipe também são orientados.

ENCAMINHAMENTO PARA O MERCADO DE TRABALHO

O momento do encaminhamento profissional de um jovem com síndrome de Down não é apenas sua inclusão no mercado de trabalho, mas principalmente, a oportunidade desse jovem assumir sua identidade adulta e dar um novo sentido ao seu projeto de vida, com mais autonomia e protagonismo.

Com este olhar, a captação e sensibilização de novas parcerias visa abrir possibilidades para que esse encaminhamento seja feito com muita cautela, respeitando o perfil e as escolhas de cada atendido que concluiu a educação especializada para o trabalho em todas as suas etapas, desde orientação vocacional. O nosso objetivo é encontrar o perfil certo para a vaga certa e que a inclusão profissional desse jovem seja muito bem sucedida, para ele e para a Organização.

ORIENTAÇÃO DE CARREIRA E RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Esse cuidado se estende também para o grupo que aguarda uma nova oportunidade de trabalho, através da recolocação profissionalizante.

APOIO DA ADID EM EVENTOS EXTERNOS

Participação da ADID na Semana SIPAT da Kantar Ibope Media

TREINAMENTO CORPORATIVO E COMPORTAMENTAL

Nossos atendidos inseridos no Programa de Empregabilidade, participam de encontros semanais na ADID, em atividades diversificadas que integram o nosso treinamento corporativo e comportamental. Este programa tem como objetivo, o desenvolvimento pessoal e profissional, através do treinamento das habilidades e competências individuais, promovendo também reflexões sobre o desempenho e comportamento no trabalho e a busca de soluções coletivas para as dificuldades vivenciadas pelo grupo.

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Na ADID, a família tem um papel especial também neste momento, com participação ativa em todas as etapas da Empregabilidade. O objetivo das orientações sistemáticas aos familiares, é estabelecer a parceria necessária para uma melhor compreensão do processo, fundamental para o sucesso do encaminhamento profissional da pessoa com deficiência intelectual.