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  • Ensino Fundamental

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ANTONIO FRANCISCO DE CARVALHO FILHO

A concepção de educação da escola de ensino fundamental Prof. Antônio Francisco de Carvalho Filho, mantida pela instituição Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), está em conformidade com os valores e normativas expressas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96 com suas respectivas atualizações) em que o retrato da educação no Brasil reflete um direito de todos, com objetivo de promoção da cidadania, qualificação para o trabalho e equidade social, independente de condições biopsicossociais inerentes ao indivíduo.

A proposta educacional está pautada em conhecimentos das neurociências, técnicas comportamentais, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), habilidades adaptativas/ funcionalidade e atualizações da literatura cientifica. O objetivo é promover a qualidade de vida e o desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down, utilizando indicadores qualitativos e quantitativos para métrica do sucesso institucional, relacionando uma linha de base (dados oriundos de avaliações padronizadas) com uma linha comparativa (reteste padronizado).

A escola está devidamente tipificada na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Centro Oeste, realizando apoio educacional especializado no contra turno escolar, contando com o primeiro ciclo do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano) com foco na alfabetização e oferecendo para pessoas com Síndrome de Down, maiores de 15 anos, um modelo de educação de jovens e adultos com foco nas habilidades adaptativas e conhecimentos curriculares do ensino fundamental I. 

Estratégias diversificadas, de acordo com a faixa etária e nível de aprendizagem.



 

Projeto Pedagógico Anual

A cada final de ano, realizamos um grande evento de celebração e encerramento do projeto pedagógico desenvolvido, de modo que os nossos alunos e atendidos possam expressar o que foi estudado por meio de dramatização, dança e música, explorando a linguagem artística e as habilidades sociais.

Propósito: contribuir com a valorização humana, acesso à cultura, garantia de direitos e equiparação de oportunidades.

Em 2017, estudamos os movimentos sociais. Abordamos o Modernismo, mais especificamente a Semana de Arte Moderna, “Semana de 22”, como sendo o marco de grandes transformações. Destacamos o contexto histórico, o pensamento e as obras de grandes personalidades, como Mário de Andrade, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e outros, de modo que os nossos alunos e atendidos pudessem perceber que somos, ao mesmo tempo, produto e promotores das transformações culturais. O projeto culminou na apresentação do evento educacional “Contando e Cantando o Modernismo”, no Teatro João Caetano, no mesmo dia em que a ADID, por pura coincidência, comemorou o aniversário de seus vinte e oito anos de existência.

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