• Ensino Fundamental

Escola de Ensino Fundamental Professor Antonio Francisco de Carvalho Filho

A partir de um currículo totalmente adaptado, crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual recebem Estimulação Pedagógica e participam de atividades de Alfabetização e Letramento, Apoio Educacional, Formação Pessoal e Social e Preparação para o Trabalho. Complementam as atividades com encontros semanais, em grupo, de Psicologia e Fonoaudiologia. O programa oferece suporte às famílias e conta com o apoio do Serviço Social.

As ações educacionais têm como propósito contribuir com o desenvolvimento do maior nível possível de autonomia e independência, tornando as escolhas de ordem pessoal e profissional mais simples, atuando de forma plena na sociedade.

Com base em linhas pedagógicas específicas, metodologia própria e currículo adaptado, o ensino abrange o desenvolvimento físico, emocional e intelectual, sempre de forma integrada com a família e a sociedade. Tem como propósito, favorecer a aquisição contextualizada do conhecimento, com ênfase nos recursos de comunicação e interação social.

Nossa turma de jovens e adultos na entrega de Certificados de Conclusão do 1º Ciclo do Ensino Fundamental… um sonho finalmente realizado.

Estratégias diversificadas, de acordo com a faixa etária e nível de aprendizagem.

Projeto Pedagógico Anual

A cada final de ano, realizamos um grande evento de celebração e encerramento do projeto pedagógico desenvolvido, de modo que os nossos alunos e atendidos possam expressar o que foi estudado por meio de dramatização, dança e música, explorando a linguagem artística e as habilidades sociais.

Propósito: contribuir com a valorização humana, acesso à cultura, garantia de direitos e equiparação de oportunidades.

Em 2017, estudamos os movimentos sociais. Abordamos o Modernismo, mais especificamente a Semana de Arte Moderna, “Semana de 22”, como sendo o marco de grandes transformações. Destacamos o contexto histórico, o pensamento e as obras de grandes personalidades, como Mário de Andrade, Di Cavalcante, Tarsila do Amaral e outros, de modo que os nossos alunos e atendidos pudessem perceber que somos, ao mesmo tempo, produto e promotores das transformações culturais. O projeto culminou na apresentação do evento educacional “Contando e Cantando o Modernismo”, no Teatro João Caetano, no mesmo dia em que a ADID, por pura coincidência, comemorou o aniversário de seus vinte e oito anos de existência.

INFORMATIVOS INFORMATIVOS