• Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, que atua na prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Na ADID, como parte integrante do Programa Pedagógico, o fonoaudiólogo atua diretamente com os alunos, auxiliando a equipe pedagógica na elaboração, execução e acompanhamento de projetos e propostas relacionadas ao processo de ensino aprendizagem. Utiliza o conhecimento das habilidades cognitivas e linguísticas envolvidas na aprendizagem, criando estratégias e materiais que auxiliem nas práticas pedagógicas e o no desenvolvimento da fala e da linguagem no âmbito escolar.  Orienta também profissionais e familiares.

Na Empregabilidade, atua no treinamento corporativo e comportamental dos atendidos inseridos no mercado de trabalho competitivo, visando os aspectos relacionados a comunicação oral e escrita, voz, e a estimulação cognitiva, melhorando a capacidade comunicativa no ambiente profissional e social.

Atua também junto a equipe do Programa ADID de Envelhecimento, com o objetivo de prevenir o processo de envelhecimento neurológico e declínio cognitivo, promovendo a manutenção da autonomia, do autocuidado e desempenho nas atividades diárias.

INFORMATIVOS INFORMATIVOS