• Psicologia

Numa abordagem integrada com os demais profissionais, a área de Psicologia acompanha o desenvolvimento de alunos e atendidos, desde o seu ingresso, na ADID, até a sua inserção no mercado de trabalho, incluindo orientação aos seus familiares.

O objetivo do atendimento visa estimular a potencialidade da pessoa com síndrome de Down (T21), favorecendo a compreensão de si mesmo ao lidar com as  dificuldades pessoais e os conflitos interpessoais. Busca, também, desenvolver o senso crítico e atitudes adequadas, a partir da tomada de consciência de seus direitos e deveres, no exercício pleno de sua cidadania. O nosso desafio é fazer com que essa pessoa possa integrar à sua vida todo o conhecimento que recebe na escola, respeitando a natureza, a diversidade e a humanidade, contribuindo com a sua inclusão social.

Contribuir para que o educando tenha condições de compreender e expressar seus sentimentos, desenvolvendo senso crítico e atitudes adequadas a partir da tomada de consciência de seus direitos e deveres como cidadãos (regras sociais, limites, respeito, comportamento, relacionamentos e outros): Favorecer a reflexão quando às necessidades e dificuldades decorrentes da síndrome, exercitando a busca de soluções criativas.       

Com os familiares o trabalho é voltado à orientação quanto aos aspectos psico-afetivos e comportamentais no desenvolvimento da pessoa com síndrome de Down (Trissomia 21), favorecendo a conscientização do papel de cada integrante da família nesse processo em parceria com os profissionais envolvidos.

A equipe também é orientada para melhor compreensão do aluno em cada fase do seu desenvolvimento. O planejamento é realizado de forma integrada entre as áreas e as dificuldades que aparecem na sala de aula são discutidas e trabalhadas no momento das reuniões de equipe ou orientações individuais com os profissionais. Para que isso tudo favoreça sua autonomia e independência. 

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