• Cursos Extracurriculares

Para ampliar o universo cultural e social, a ADID oferece atividades extracurriculares, abertas não somente às pessoas com Síndrome de Down, mas também às pessoas com outro tipo de deficiência intelectual.

Teatro: O curso tem como objetivo promover a socialização, incentivar a criatividade e a conquista de maior destaque da pessoa com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual no meio das artes cênicas. Utilizando recursos de improviso e jogos teatrais, o Grupo ADID de Teatro desenvolve o seu potencial artístico e a capacidade de comunicação. Realiza uma peça por ano, com estreia na capital de São Paulo e apresentações em diversas cidades do interior.

 


Dança:
Nas aulas de dança são promovidas atividades com articulações entre o ritmo e o movimento coordenado no próprio eixo e em grupo. Favorecendo um caminho para o indivíduo descobrir novas possibilidades de movimento e conhecimento, e assim contribuindo com o desenvolvimento de maior nível de atenção, organização interior, domínio espacial e o controle da força dos movimentos.

 

Malabares: Atividade oferecida por intermédio da prática da cinesioterapia como estratégia de fortalecimento muscular de membros superiores, com promoção da melhora da coordenação motora através de mobilizações ativas e oferta do trabalho da parte corporal com o foco na questão social e a formação de um grupo amigável baseado no respeito ao outro.
Concentração, atenção, lateralidade, reflexos, força, equilíbrio e a coordenação motora são quesitos fortemente trabalhados para ativação dos dois lados do cérebro, o criativo e o racional.

Capoeira/Recreação: A capoeira é um dos esportes que propicia a melhor preparação física, pois adquire a pontuação máxima em quase todos os parâmetros analisados, e com a vantagem de não trazer aos praticantes nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto superação e não a superação do companheiro.
A Recreação soma as ações da capoeira para os integrantes desfrutarem de atividades lúdicas e prazerosas com os amigos, despertando o interesse cultural.

Musicalização/Bateria- “Ouvido Pensante”: Musicalização/Bateria é aprender e desenvolver os principais fundamentos musicais (intensidade, timbre, altura, pulso, melodia e ritmo), através de diversos instrumentos. Tocar um instrumento envolve praticamente todas as áreas do cérebro de uma só vez, principalmente a parte motora, visual e auditiva. O estudo e a prática de um instrumento musical ajuda a desenvolver todas essas áreas.

Taekowondo- “Taekwondo do Bem”: A Arte Marcial Taekwondo – International Taekwondo Federation (TKD – ITF), apresenta cinco princípios importantes, são eles: Cortesia; Integridade; Perseverança; Auto controle e espírito indomável.
Considerando, portanto, os princípios e os juramentos, conclui-se que a aplicação da arte marcial TKD ITF pode proporcionar as pessoas com síndrome de Down, a sensibilização do mundo ao seu redor, as ações para o auto controle, o senso de justiça e respeito ao próximo.

Arte terapia e Yoga- “Zelando de quem cuida”: É o uso da arte como forma de comunicação com o nosso inconsciente. A Arteterapia utiliza a expressão não verbal e nos coloca em comunicação direta com nossos sentimentos e emoções. O trabalho com as emoções através da arteterapia melhora a qualidade das relações humanas, nos permitindo expressar aspectos dos quais não temos consciência, mas que, no entanto, estão a todo tempo influenciando a maneira como nos relacionamos com os outros e com nós mesmos.
A Yoga, traz um momento de centralidade, buscando com exercícios de meditação e respiração o desenvolvimento da percepção de si e o foco para as atribuições do dia a dia.

InformáticaAtividades diversas utilizando softwares educativos (Tecnologia Assistiva) com intuito de aprimorar conhecimento de informática e efetivar a inclusão digital da pessoa com síndrome de Down atrelado ao seu perfil educacional e profissional, com grande apelo a importância da segurança da informação e seus cuidados.