Menu
  • Trabalho com as Famílias

                                                                       Trabalho com as Famílias

             

 

As famílias recebem de forma contínua, permanente, planejada e gratuita, ações que possibilitam a promoção da cidadania e a emancipação social. Visa promover o enfrentamento das desigualdades sociais e empoderamento para articular com órgãos públicos em defesa dos seus direitos e garantir a sua integração na vida comunitária, tornando-os protagonistas da sua própria história.
Este programa favorece para que essas famílias se reconheçam como agentes da sua ação e consequentemente tenham os direitos da pessoa com deficiência garantidos, inibindo qualquer forma de violação de direitos por atitudes discriminatórias e preconceituosas. Temos por fundamento que a dignidade e o bem-estar não devem ser preteridos por conta da deficiência.
Quanto aos familiares busca-se minimizar as dúvidas, medos e anseios tentando levar o máximo de informação possível para contribuir com ações frente aos seus dependentes, esse trabalho é desenvolvido tanto em grupo quanto individual.
Os grupos têm como objetivo realizar orientação parental através de reflexões sobre comportamentos adequados em diferentes ambientes. Visando por meio de dinâmicas, rodas de conversas, vídeos e outros materiais, levar ao usuário do programa a compreensão de si e do outro, incentivando-os ao reconhecimento de suas potencialidades, habilidades e interesses; percebendo suas dificuldades, fraquezas e defeitos; reconhecimento do limite do outro, e aprender a respeitar, a tolerar e a lidar com as dificuldades dos que estão presentes em seu convívio.
Sempre que necessário, são atendidos individualmente para trabalhar o aspecto emocional e assim conseguirem enfrentar sem ajuda, seus problemas e aprenderem novas maneiras de lidarem com eles.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar que, traçam estratégias convenientes a serem aplicadas aos usuários conforme a necessidade apresentada.
Sempre que possível são promovidos passeios socioculturais, viagens, baladas e encontros com instituições congêneres, com o intuito de promover a troca de saberes, buscando potencializar a autonomia, emancipação da família, eliminação do isolamento social, e oportunizar situações de desenvolvimento contínuo da pessoa com deficiência intelectual e seus familiares. Todas essas ofertas acontecem no contraturno escolar e por vezes aos finais de semana, sempre acompanhados pela equipe multidisciplinar.

   

   

   

 

 

ARTICULAÇÃO COM A REDE PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA SOCIOASSISTENCIAL
Neves (2009) nos traz algumas caracterizações sobre a rede socioassistencial e, com elas, permite-nos entender que tal rede é uma ação articulada e integrada, que objetiva proporcionar aos usuários dos serviços sociais a proteção social junto ao acesso aos seus direitos, estando esta rede relacionada ao conjunto de políticas sociais, em especial a política de assistência social. Articulamos com serviços socioassistenciais, com políticas públicas setoriais, com órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (CRAS, CREAS, Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da União, Ministério Público do Estado de São Paulo e União), conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos de segmentos específicos e serviços e projetos de instituições não governamentais e comunitárias.