Menu

Fundada em 05 de dezembro de 1989, a ADID é uma associação sem fins lucrativos, criada por um grupo de pais de pessoas com síndrome de Down, que tem por finalidade desenvolver projetos capazes de promover e integrar socialmente pessoas com deficiência intelectual, preferencialmente a síndrome de Down. Temos, por mérito, a pesquisa científica, a aplicação e a divulgação de metodologias educacionais que possam contribuir com a qualidade da aprendizagem, tendo como um dos principais objetivos a inclusão no mercado de trabalho, pois até o final da década de 90, essa possibilidade era bastante limitada.

Em relação às atividades educativas, no decorrer desses anos ampliou as ações, passando a oferecer, apoio educacional para alunos de escolas de ensino comum, da Educação Básica e de cursos regulares de Qualificação Profissional.

Sempre buscando o aprimoramento, a ADID atingiu, em 2012, mais uma grande meta: inaugurou a Escola de Ensino Fundamental Professor Antonio Francisco de Carvalho Filho, regulamentando o seu programa educacional do 1º ao 5º ano escolar como ensino regular, porém com metodologia própria e especializada. Com isso fortaleceu também o Serviço de Apoio Educacional e o Programa de Educação Especializada para o Trabalho, que foi reformulado de modo a ampliar as possibilidades de atuação do aluno no mercado de trabalho, de forma mais expressiva e com maior enfoque em seus interesses e aptidões.

Compreendendo a pessoa como um todo, possuímos uma equipe composta por profissionais da área de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Empregabilidade, que complementam o atendimento ao aluno por meio de orientação familiar, pois consideram de fundamental importância a integração entre a família e a escola, para o sucesso dos resultados.

Quanto à inclusão no mercado de trabalho, a ADID, aos poucos, passou a atender às grandes corporações com representação transnacional, não apenas incluindo seus usuários, mas também oferecendo suporte técnico para as empresas, por meio de sensibilização e treinamento de pessoal, de modo a facilitar o convívio com a diversidade.

A ADID, atualmente, está situada na Rua Guararapes, 864 – Brooklin (sede própria).

Nossa Visão

Ser referência no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, em particular com a Síndrome de Down, buscando o aprimoramento permanente das metodologias utilizadas.

Nossa Missão

Estimular o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência intelectual, em particular com a Síndrome de Down, através da educação, integração, socialização e profissionalização, bem como conscientizar a família e a sociedade do potencial dessas pessoas.

Valores

Acreditamos no potencial das pessoas com síndrome de Down, em seu direito a uma educação sem discriminação, a uma vida adulta socioeconomicamente independente e integrada e na importância da contribuição familiar para realização dessas possibilidades.

INFORMATIVOS INFORMATIVOS