A Escola de Ensino Fundamental Prof. Antônio Francisco de Carvalho Filho, mantida pela Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), segue os valores e normativas da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96 e suas atualizações). A escola promove a educação como um direito de todos, visando a cidadania, a qualificação para o trabalho e a equidade social, independentemente das condições biopsicossociais dos indivíduos.
A proposta educacional baseia-se em conhecimentos das neurociências, técnicas comportamentais, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), habilidades adaptativas/funcionalidade e nas atualizações da literatura científica. O objetivo é promover a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, utilizando indicadores qualitativos e quantitativos para medir o sucesso institucional, comparando dados de avaliações padronizadas iniciais com retestes padronizados.
A escola é registrada na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Centro Oeste e oferece apoio educacional especializado no contraturno escolar. Ela abrange o primeiro ciclo do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), focando na alfabetização, e proporciona para pessoas com Síndrome de Down, maiores de 15 anos, um modelo de educação de jovens e adultos, com ênfase em habilidades adaptativas e conhecimentos curriculares do ensino fundamental I.
Neuropsicologia para Estimulação Cognitiva
A neuropsicologia foca na estimulação cognitiva para promover o desenvolvimento das funções cerebrais em pessoas com Síndrome de Down. Utilizamos técnicas baseadas em evidências para melhorar áreas essenciais como atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem, percepção sensorial e planejamento. Através de atividades estruturadas e personalizadas, buscamos maximizar o potencial cognitivo de cada indivíduo, facilitando sua aprendizagem e independência no dia a dia. Nossa abordagem inclui o uso de ferramentas tecnológicas inovadoras e plataformas online interativas, que tornam o processo de estimulação cognitiva mais envolvente e eficaz.
Psicologia Comportamental para Desenvolvimento Socioemocional
A psicologia comportamental é crucial para o desenvolvimento socioemocional de pessoas com Síndrome de Down. Focamos em técnicas que promovem habilidades sociais, autoconhecimento e regulação emocional, essenciais para uma vida equilibrada e satisfatória. Nossos programas incluem atividades artísticas, exercícios de interação social e acompanhamento contínuo com psicólogos especializados. O objetivo é ajudar os indivíduos a desenvolver comportamentos adaptativos, melhorando sua capacidade de lidar com desafios e construir relacionamentos saudáveis.
Nosso Compromisso
Nosso compromisso é oferecer um suporte abrangente que integra neuropsicologia e psicologia comportamental, proporcionando um desenvolvimento global para pessoas com Síndrome de Down. Valorizamos o potencial único de cada indivíduo e trabalhamos para criar um ambiente de aprendizado inclusivo, onde todos possam alcançar seus objetivos cognitivos e socioemocionais.
Ampliação das Habilidades Adaptativas da Comunicação Expressiva e Receptiva
A fonoaudiologia desempenha um papel fundamental na ampliação das habilidades adaptativas da comunicação para pessoas com Síndrome de Down. Nosso foco está em desenvolver habilidades para compreender e se fazer compreendido, capacitando os indivíduos a se comunicarem de forma mais eficaz e autônoma. Utilizamos técnicas específicas para estimular a fala, a linguagem gestual e o uso de sistemas de comunicação aumentativa e alternativa, adaptados às necessidades de cada pessoa. Trabalhamos para fortalecer a capacidade de expressar desejos, sentimentos e pensamentos, além de promover a compreensão e interpretação de informações verbais e não verbais.
Ampliação da Consciência Fonológica para Impactar Positivamente na Alfabetização
A consciência fonológica é essencial para o processo de alfabetização e leitura. Na fonoaudiologia, nosso objetivo é ampliar essa consciência, ajudando as pessoas com Síndrome de Down a reconhecerem, distinguirem e manipularem os sons da fala. Por meio de atividades lúdicas e estruturadas, trabalhamos o reconhecimento de rimas, segmentação de palavras em sílabas, identificação de fonemas e outras habilidades fonológicas. Essa intervenção sistemática visa preparar os indivíduos para o sucesso na aquisição da leitura e escrita, promovendo uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico futuro.
Nosso Compromisso
Nosso compromisso é oferecer um suporte abrangente de fonoaudiologia, visando ampliar as habilidades de comunicação e consciência fonológica em pessoas com Síndrome de Down. Valorizamos a individualidade de cada pessoa e adaptamos nossas intervenções para atender às suas necessidades específicas. Trabalhamos em parceria com a instituição também oferece assessoria para escolas que necessitam de apoio especializado.
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