ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL E SOCIOCULTURAL PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN (T21)

O Projeto T21, criado em parceria entre a UNISA e a ADID, tem, como propósito, gerar oportunidades de aprendizagem, acesso à cultura e inclusão social de pessoas com síndrome de Down em situação de vulnerabilidade social.

Com início em setembro de 2021, atende, atualmente, 41 jovens com síndrome de Down e seus familiares.

O projeto tem, como diferencial, o atendimento a jovens e adultos que, após completarem dezoito anos, já não encontram oportunidades para dar continuidade aos estudos, participar de grupos de discussão e preparar-se para mercado de trabalho. Para tanto, oferece atividades nas áreas de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, educação física (ritmo e movimento).

Quanto à família, o atendimento é contínuo e envolve as três áreas: pedagogia, com orientação educacional; psicologia, com grupo semanal de pais e orientações individuais; serviço social, com o acompanhamento dos familiares em oficinas de artesanato e a formalização de encaminhamentos para tratamento, por solicitação dos profissionais ou a pedido da própria família.

Mães e filhos Júlio César

VIDA ATIVA

Ao longo desses quase três anos de atividades, o projeto tornou-se ponto de encontro entre os jovens e também entre os familiares, que desenvolveram um forte vínculo de amizade e apoio mútuo, não mais dependendo exclusivamente das nossas intervenções. Hoje, comemoram o aniversário dos alunos e das mães, todos são convidados e programam passeios para os finais de semana. Tornaram-se multiplicadores, exemplo para outros grupos.

Contribuir com a melhoria dos serviços de acolhimento às pessoas com síndrome de Down e suas famílias.

Analisar o contexto social do atendido (em seu núcleo familiar e social), realizando orientações específicas à sua realidade, de modo a contribuir com a qualidade de vida.

Favorecer situações de aprendizagem natural à vida cotidiana.

Contribuir com o desenvolvimento da autonomia, independência e adequação de comportamento social da pessoa com síndrome de Down.

Aplicar atividades acadêmicas que possam ampliar o conhecimento de mundo.

Desenvolver habilidades básicas de alfabetização/letramento.

Fortalecer a família, quanto à autoestima e à possibilidade de geração de renda, criando oficinas e espaços de trocas e informações.

Raciocínio matemático

DEZEMBRO 2024

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PORTFÓLIO

NOVEMBRO 2024

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PORTFÓLIO

OUTUBRO 2024

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PORTFÓLIO

SETEMBRO 2024

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PORTFÓLIO

AGOSTO 2024

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JUNHO 2024

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PORTFÓLIO

MAIO 2024

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ABRIL 2024

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MARÇO 2024

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FEVEREIRO 2024

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DEZEMBRO 2023

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PORTFÓLIO

NOVEMBRO 2023

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OUTUBRO 2023

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PORTFÓLIO

SETEMBRO 2023

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PORTFÓLIO

AGOSTO 2023

Alfabetização / letramento

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